Home » Áudio

Parashá da semana: Por que estudar?

Enviado por on 18/05/2011 – 11:06nenhum comentário

“Estudar a Parashá da Torá a cada dia com o comentário de Rashi ativa a luz na alma e a revelação da alma. – que é um brilho da revelação de Mashiach”.

 

porque-parasha

Tem pessoas que leem o jornal todo dia. Tem pessoas que leem o mesmo site de notícias todas as manhãs com um copo de café com leite que fica viajando entre a boca e a mesa. Ainda há aqueles que não deixam passar um dia sem ler o seu blog favorito ou até mesmo todas as 10 a 20 assinaturas de RSS no seu leitor de feeds.

Nós como judeus, temos a nossa leitura diária também. Não é muita gente que sabe mas, existe um costume muito antigo de estudar todos os dias a porção da Parasháda semana para aquele dia.

Se você sabe ler hebraico e ainda por cima sabe reconhecer as fontes do Rashi, o costume completo é estudar a porção com o comentário do Rashi. Mas se você não sabe, não se preocupe, pode estudar a porção até mesmo em português.

Em Simchat Torá, terminamos o ciclo anual, mesmo que muitas vezes cai em um dia útil e não shabat. Neste dia estuda-se os últimos trechos de Vezot HaBerachá e logo no dia seguinte a Simchat Torá, se estuda o primeiro trecho de Bereshit, desde o início, até chegar a porção do dia em que caiu na semana.

Algumas citações importantes sobre a importância do estudo diário da Parashá:

Certa vez o Rebe anterior de Chabad disse: “Estudar um Parashá da Torá a cada dia com o comentário de Rashi, ler o Tehillim a cada dia, e completar todo o Livro de Tehilim no Shabat Mevarechim, – sobre estas coisas é preciso ser escrupuloso. Eles são cruciais para si mesmo, para os filhos, e para os netos.”

Vemos daqui o quanto é poderoso os estudo diário da Torá em especial quando associado a leitura diária do Tehilim.

O Alter Rebe certa vez disse: “. O comentário de Rashi sobre a Torá é o vinho da Torá, que abre o coração e revela um inato e elementar amor e temor [à D-us]. O comentário de Rashi sobre a Gemara desbloqueia a mente e revela o inato e elementar  intelecto de cada um. “”(Yom Hayom, p. 24.)

“Estudar a Parashá da Torá a cada dia com o comentário de Rashi ativa a luz na alma e a revelação da alma. – que é um brilho da revelação de Mashiach”.

Por mka

Equipe ijew.com.br

Tags: