Home » Texto

Rosh Chodesh Kislêv: Mas o que é Rosh Chodesh?

Enviado por on 28/11/2011 – 15:30nenhum comentário

No domingo passado, 27 de Novembro, entramos no novo mês no calendário judaico. Este mês é o de Kislev, no qual ocorreu o milagre de Chanuká. Um novo mês é chamado de Rosh Chodesh, ou seja, o ponto no qual a lua reiniciou o seu ciclo natural e a contagem do mês também foi reiniciado. Para entender como funciona a contagem dos meses em hebraico, vamos explicar um pouco sobre o seu método de contagem: O calendário lunar.

O calendário hebraico ou calendário judaico, é um calendário baseado na lua. Este calendário determina as datas para feriados judaicos e da leitura adequadadas porções da Torá, yahrzeits (datas para comemorar a morte de uma pessoa), e uma leitura diária de Tehilim (Salmos). Em Israel, é um calendário oficial para fins civis e fornece uma estrutura de tempo para a agricultura.

Originalmente o calendário hebraico era usado pelos judeus diariamente, mas após a conquista de Jerusalém por Pompeu em 63 aEC , os judeus começaram adicionalmente a seguir o calendário civil imperial, o que foi decretado em 45 aEC, para as questões cívicas como o pagamento de impostos e relações com funcionários do governo.

O calendário hebraico tem evoluído ao longo do tempo. Por exemplo, até o período Tanaitico (do Talmud), os meses foram criados pela observação de uma lua crescente nova, com um mês adicional adicionados a cada dois ou três anos para manter Pessach na primavera, que seria algo como o ano bissexto do calendário solar, porém no lugar de 1 dia, é 1 mês a mais. Este ano é chamado de Shanat Mehuberet.

Quando o mês termina e se inica um novo, se costuma agradecer ao Todo-Poderoso pelo novo momento, e pedimos por bendições especiais para este novo mês no Shabat anterior ao inicio, sendo este Shabat chamado de Mevarchim (abençoaremos).

No dia do novo mês, acrescentamos nas nossas preces o trecho de Yaalê veYavo, citado em ocasiões festivas, e em shacharit (a reza matutina) falamos o Halel, a prece de agradecimento.

Os meses em hebraico podem possuir 29 ou 30 dias, e dependendo do mês a comemoração do novo ciclo dura 2 dias.

 

 

 

 

Tags: